quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Exercício de interpretação

O que você entende deste poema? Vai aí um exercício de interpretação. Depois compararemos as respostas, e eu dou o verdadeiro (mas não o único)  intuito dele, ok? 

Onde estarias, criança, 

se o teu peso, hoje, fosse lembrança

e não quisesses ser pássaro

a pular do alto do prédio? 

Talvez fosses poeta, trovador 

sonhando em tempos alheios

e ruflando asas em meu coração. 

Não crescestes, criança, 

e fizestes bem. 

Que tempo haveria de passar

Até que o teu ser, adulto, 

não fosse mais lembrado? 

Não fostes pássaro, criança, 

mas o teu pulo foi poesia, 

única e bela,

a entornar tristeza ao chão. 

Tua poesia é maior do que a minha, 

é a poesia do eterno lembrar, 

e na amargura dos teus versos

sorri a lembrar de ti, criança, 

oriental criança 

que, em viver na desordem, 

preferiu o vôo raso até o alcatrão limpo

e sujo de humanidade. 

Hoje não te vejo lá, 

mas cá, criança, a rima dos teus olhos

ainda brilha. 


- Paulo Valente. 

6 comentários:

Anônimo disse...

vilsh!
que louco!
não consegui identificar o que o paulin queria dizer não, mas tem algo haver com a a sarinha? :P
que amor esse deles, hein? :P
huhehehehehehehe
e aí? qual era a intenção dele?

Evelyn Bastos! disse...

to curiosa! quando mandas a resposta???? certamente não deve ser algo que passe pela nossa mente, por isso a curiosidade do texto!!

Sandra Costa disse...

acho que é sobre algum fato histórico, acertei?

lagartaandante disse...

acho que é sobre a passagem de um anjo dessa pra 'melhor'...não sei,será?
-
P.S.:saudades desse meu doce!

Paah disse...

Gente, é bastante claro. Só basta ler pra descobrir o cerne do poema (sim, ele completamente não dá agora, só depois).

Érika Zemuner disse...

Bem, a princípio e sem fazer nenhuma análise mais aprofundada, é sobre uma criança que se suicida pulando de um prédio.

Mas vai saber... Poesia é algo bem subjetivo.